Mentoria
“Uma mentora é alguém que permite que você veja esperança dentro de si mesma.”
Oprah Winfrey
Um passo à frente:
Mentoria personalizada em práticas e carreiras de Psicologia Clínica
A partir da graduação em Psicologia, podemos até conquistar o título de Psicóloga, mas infelizmente um diploma em mãos não significa que estejamos preparadas para fazer uso desse título, especialmente se decidirmos dar início a uma carreira clínica, trabalhando como profissionais autônomas. E não estou me referindo apenas à qualificação…
São muitas as dúvidas que podem nos atravessar no início da carreira, o que pode gerar medo, angústia, ansiedade e estresse, por exemplo, como aconteceu comigo. Muitas dessas dúvidas, aliás, permanecem sem resposta ao longo do caminho, principalmente se os passos ou tropeços forem solitários. Muitas vezes, é isso que há por trás de uma carreira que ainda não alcançou todo seu potencial.
Desde que concluí o Mestrado em Psicologia e passei a trabalhar como psicoterapeuta, busco respostas para essas e outras dúvidas a partir de meus próprios processos psicoterapêuticos, diálogos com colegas de profissão, supervisões clínicas individuais e grupais, cursos (sobre a Psicologia Clínica, a Gestalt-terapia, o marketing digital de conteúdo, o branding pessoal e as finanças para autônomas), participação de atividades no CRP, grupos de estudo e consultorias financeiras.
Essa caminhada, somada aos meus privilégios, trouxe-me ao lugar em que estou atualmente: tomando minha clínica como um negócio e me movimento como uma empreendedora, desfruto de segurança financeira e liberdade geográfica, dois valores que orientam minhas decisões e escolhas. Tropecei muitas vezes, é claro, mas dei passos acertados e importantes para chegar até aqui. Por isso, agora posso e quero facilitar os passos de outras Psicólogas.
Então, é principalmente a partir do conhecimento, das experiências e das relações que coleciono em meu caminho que me proponho a trabalhar como mentora, informando, orientando e aconselhando colegas de profissão que também desejam exercer sua autonomia para prosperar com ética e leveza.
A mentoria “Um passo à frente”, portanto, é oferecida para psicólogas clínicas que atuam como profissionais autônomas e desejam se desenvolver e se capacitar para:
a) iniciar sua atuação clínica de forma ética e confiante;
b) lapidar sua atuação clínica para prosperar com organização, planejamento e posicionamento;
c) adotar a modalidade remota de psicoterapia ou aprimorá-la em sua prática clínica;
d) apropriar-se do lugar de empreendedora e gerir sua clínica como um pequeno negócio;
e) expandir sua carreira clínica, diversificando sua atuação e sua fonte de renda.
Vale observar que a mentoria tem caráter reflexivo e deliberativo! Isso quer dizer que, durante a caminhada, a psicóloga terá a oportunidade de refletir para tomar decisões e fazer escolhas de acordo com sua abordagem psicoterapêutica, seu estilo de trabalho, seus desejos e seus valores.
Um passo à frente:
Tem interesse em saber mais sobre a mentoria ou dar o primeiro passo para contar comigo como mentora?
Meu amor pela Literatura existe desde minha infância e me parece que a cada boa leitura se torna ainda mais bonito, forte e importante. Está entre as proezas que mais admiro essa de nomear o que a maioria de nós é capaz de sentir, mas não de elaborar, compreender ou expressar, especialmente por meio da linguagem verbal. Simplesmente me encanta o encontro das experiências com as palavras. Por isso, compartilho com vocês algumas das obras que mais me impactaram, influenciando minha visão de mundo e de mim mesma.
- A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói
-
A morte é um dia que vale à pena viver, de Ana Cláudia Quintana Arantes
-
Admirável mundo novo, de Aldous Huxley
-
Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie